Com a temperatura lá em cima, nada melhor que um chá geladinho para hidratar e ainda repor fitonutrientes. Preparar é mais fácil do que você imagina, confira a seguir os métodos, passo a passo e dicas que separamos para você.

1) Cold Brew/Extração em Água Fria

O preparo de chá gelado pode ser feito diretamente em água fria. A quantidade de erva utilizada deve ser a mesma recomendada para a infusão em água quente. Quanto mais baixa for a temperatura da água, maior será o tempo de infusão a frio.

Temperatura ambiente: O tempo de preparo é de aproximadamente 2 horas.

No entanto o chá se torna mais perecível se mantido nesta temperatura e poderá ser conservado por menos tempo.

Geladeira: Após 4 horas o chá gelado já pode ser consumido. Não há problema em deixar a erva por mais tempo em infusão a frio (recomendado até 12h – após este tempo o sabor da bebida pode se alterar).

2) Resfriamento natural

Essa é a forma mais simples de preparo de chá gelado. O chá ou infusão deve ser preparado conforme as indicações de tempo e temperatura da embalagem. Então a erva ou substância deve ser coada e o líquido deve ser resfriado.

3) Resfriamento rápido

A temperatura e o tempo de infusão devem ser mantidos, mas para a quantidade habitualmente recomendada de água, utilizar metade de água quente e outra metade de gelo, que será adicionado após o tempo de infusão. Então para preparar 200ml de chá gelado, são utilizados 100ml de água e 100g de gelo – para um copo de chá gelado, utilizar meio copo de água quente e, após o tempo de infusão (3 a 7 minutos), completar o copo com gelo.

Gostou?! Então escolhe um chá que esteja alinhado com seu momento e teste a versão bem geladinha dele!

Deixe uma resposta