As infusões de ervas aromáticas (tisanas), são as mais populares preparações obtidas a partir das plantas, fazendo uso de suas diferentes partes: casca, caule, raízes, flores, sementes, frutas e folhas. 

Os benefícios obtidos a partir da extração com água quente dos princípios ativos de cada planta, encontram fundamentos na fitoterapia, aromaterapia, fitoenergética e são utilizados há séculos na medicina tradicional chinesa e medicina ayurvédica (indiana) para prevenção de doenças e promoção da saúde.

Com sua crescente popularidade no ocidente, blends de ervas são amplamente utilizados na busca pelo bem estar . Entre os benefícios mais explorados estão a melhora do sistema imunológico, relaxamento, regulação do sono, auxílio da digestão e efeitos depurativos e carminativos.

Por sua vez, os chás, derivados especificamente da Camellia Sinensis, possuem compostos químicos cujas propriedades podem agir sobre nosso corpo e mente. 

Os principais são: polifenóis e flavonóides (antioxidantes), taninos (cicatrizantes e podem inibir absorção do colesterol), sais e minerais (flúor, cálcio, zinco, potássio, magnésio), vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, C e D), cafeína (propriedades termogênicas e também ajuda a permanecer acordados e focados – efeito mais lento e duradouro no chá), L-Theanina (aminoácido anti-estresse, aumenta a atividade cerebral, melhora o foco mental e a capacidade de concentração, ao mesmo tempo que permite que o corpo e o cérebro permaneçam tranquilos).

Deixe uma resposta